Existe uma boa razão para o Sensei Mikao Usui ter escolhido o “Kanji” (os caracteres) da palavra Reiki.
Nesta época, o significado da palavra REIKI era diferente do significado de hoje em dia, fruto da reforma ortográfica no Japão há alguns anos atrás.
Originalmente, esta palavra significava energia espiritual, alma, abundante, que está em todos os lugares. Sendo:
REI, que significa espírito, alma, na época de Sensei Mikao.
A palavra KI significa abundância, energia, algo sutil, que se expande e permeia todas as coisas. Para o japonês, o KI está em todos os lugares.
Juntando os caracteres do kanji REI com os caracteres do kanji KI, temos a seguinte ideia:
Todo ser humano que estiver em perfeito equilíbrio, conectado com o céu e com a terra, pode entender, e receber as bênçãos divinas em seu corpo e fazê-las jorrar e expandir sobre o outro, gerando abundância.
Na cultura xintoísta, cada ser tem uma alma, que foi dada por Deus.
Assim, foi criado o REIJU (REI + JU), que quer dizer sintonização. REIJU tem o mesmo caractere da palavra REIKI e foi criado para “dar”, no sentido de reconectar a alma à pessoa.
Desta forma, quando fazemos REIKI em alguém, estamos nós mesmos reconectados à nossa alma, ao nosso Espírito e ajudamos as pessoas a se reconectarem ao propósito original da vida, a voltar para o padrão original de sua criação.
Assim entendendo, ao trabalhar com o REIKI, não estamos trabalhando com algo fora de nós, ou com energia canalizada. Estamos sim, trabalhando com aquela parte de nós que é imagem e semelhança com a Fonte, a energia de nosso Espírito. Reconectados com nossa alma e Espírito, através da Sintonização, ao trabalharmos com o REIKI estamos trazendo a energia diretamente do Espírito e não de nosso campo físico.
Eu particularmente penso no significado acima descrito. Hoje, a palavra REIKI é relacionada com algo oculto, significando “atmosfera misteriosa” e é uma combinação de dois caracteres japoneses – REI que significa “divino” e KI que significa “energia vital”.
Segundo Sensei Mikao Usui em sua entrevista:
“Com isto (com a energia REIKI), o espírito (kokoro) torna-se semelhante a Deus ou Buda e nós desenvolvemos a meta de curarmos nossos semelhantes nesta vida. É assim, pela semelhança com Buda, que trazemos felicidade a nós e aos outros. ”
Fontes: O livro dos símbolos. Wikipédia. Portal alnilam.