A origem do Reiki começa na juventude de Mikao Usui, que estudava o Kiko, uma técnica de cura, que usa a energia vital da própria pessoa.

O Kiko é a versão japonesa do Chi Kung, uma arte oriunda da China para melhorar a saúde através de meditação, exercícios de respiração e exercícios em movimento. Muitas dessas práticas eram do conhecimento dos Samurais, e ainda são utilizadas em vários países da Ásia.

Mikao Usui buscou se aprofundar no Kiko, mas esse método deixava o usuário esgotado, totalmente exaurido. E foi exatamente esta insatisfação de Usui que proporcionou a pesquisa e a origem do Reiki.

Ele buscava uma forma de curar as pessoas através da energia vital, mas sem ter a pessoa que aplicasse, exaurida.

São muitas as versões que encontramos disponíveis sobre quem foi Mikao Usui, e como ele decodificou o método Reiki.

Dizem que Mikao Usui foi iniciado ao Reiki enquanto praticava Isyu Guo, um treino budista de 21 dias organizado no Monte Kurama, uma montanha sagrada, que fica próxima a Kyoto. Não se sabe quais eram as atividades exigidas a Usui durante o treino, contudo envolviam muito provavelmente meditação, jejum, cânticos e orações.

Ele era um pesquisador incansável. Por muito tempo buscou técnicas para tratar as pessoas através do universo holístico. Viajou pelo Japão, China e Europa Ocidental em busca de conhecimento nas áreas da medicina, psicologia, religião, desenvolvimento espiritual e informações a respeito de assuntos que viriam a ser utilizados na técnica do Reiki.

Numa dessas etapas, juntou-se a um grupo designado Rei Jyutu Ka, onde a sua formação acerca do mundo espiritual foi fortificada. Todo o intenso e continuado interesse no conhecimento, teriam criado as fundações da incrível bênção que ele deixou à humanidade.

Mikao Usui faleceu aos 62 anos em 9 de março de 1926 em Fukuyama, Hiroshima, Japão.

Usui ensinou Reiki em todo o Japão. Mesmo depois de sua morte, seus ensinamentos foram transmitidos de geração em geração ao redor do mundo. O legado do Mestre vive através de seus ensinamentos com o exemplo de coragem e confiança diante de qualquer desafio.

Sua história é uma inspiração para todos nós, para nunca perdermos a esperança, não importa quais desafios nossas vidas possam trazer. Podemos aprender com ele que, com determinação e fé, podemos superar qualquer obstáculo e alcançar tudo o que nos propusermos.

Reza a lenda que, durante suas pesquisas, o Monge Mikao Usui, estava em uma biblioteca estudando os sutras da doutrina tibetana e encontrou os símbolos do Reiki registrados por um discípulo anônimo de Buda há mais de 2500 anos.

Outra versão, que já contamos, seria que ele recebeu o dom através de uma revelação mística.

Até pouco tempo atrás, os símbolos eram secretos e privados do mundo como forma de manter sua importância. No entanto, hoje com a globalização do método Reiki, eles estão disponíveis para todos.